GUIA PARA O CURSO DE PEDAGOGIA

OBJETIVO DO CURSO

Desenvolver habilidades profissionais de educador, a partir de saberes conceituais, comportamentais, atitudunais e éticos necessários ao exercício das competências para a produção e difusão do conhecimento cientifico e tecnológico do campo educacional.

De acordo a RESOLUÇÃO CNE/CP Nº 1, DE 15 DE MAIO DE 2006 que institui as Diretrizes Curriculares Nacionais para o Curso de Graduação em Pedagogia, licenciatura, no seu Art. 2º , define-se a área de atuação para o estudante deste curso portanto ele esta apto a atuar no:

  • Exercício da docência na Educação Infantil;
  • Exercício da docência nos anos iniciais do Ensino Fundamental;
  • Nos cursos de Ensino Médio, na modalidade Normal;
  • Em cursos de Educação Profissional na área de serviços e apoio escolar, bem como em outras áreas nas quais sejam previstos conhecimentos pedagógicos, englobando.
  1. planejamento, execução, coordenação, acompanhamento e avaliação de tarefas próprias do setor da Educação;
  2. planejamento, execução, coordenação, acompanhamento e avaliação de projetos e experiências educativas não-escolares;
  3. produção e difusão do conhecimento científico-tecnológico do campo educacional, em contextos escolares e não-escolares.

POSSIBILIDADES DE ATUAÇÃO PARA UM PEDAGOGO

Sala de aula

  • Educação infantil: ao sair do curso de Pedagogia, você pode trabalhar com  crianças de 0 a 6 anos de idade , na primeira etapa da Educação Básica.
  • Séries iniciais: o pedagogo que optar por trabalhar neste setor da educação tem por meta guiar a criança nos processos de alfabetização , no desenvolvimento das diversas formas de expressão e na compreensão e interpretação da cultura;
  • Educação de jovens e adultos: é destinada a pessoas que não deram continuidade aos seus estudos ou que não tiveram o acesso ao ensino fundamental ou médio na infância e adolescência;

Administração escolar
A supervisão, orientação educacional, coordenação ou direção escolar é uma das possibilidades para quem se forma em Pedagogia.

Educação Especial
O pedagogo que opta por essa área de ensino é responsável por aplicar uma variedade de ações pedagógicas para efetivar a interação harmônica entre estudantes com necessidades especiais no ambiente de aprendizado.

Psicopedagogia
O psicopedagogo estuda processos de aprendizagem de crianças, adolescentes e adultos. Ele identifica dificuldades e transtornos que interferem na apropriação do conteúdo, usando psicologia e antropologia para analisar o comportamento do aluno. O mesmo pode atuar com pacientes em hospitais, ONGs ou centros comunitários. Pode, ainda, manter consultório, orientando estudantes.

Empresas
O profissional desse ramo, conhecido como Pedagogia Empresarial , busca promover a reconstrução de conceitos básicos, como criatividade e espírito de equipe, o ambiente corporativo é um opção de inserção no mercado de trabalho. A  Pedagogia Hospitalar  é a área que garante que crianças e adolescentes que estão doentes e internados terão acesso à educação. Esse profissional oferece mais do que ensino, mas atendimento personalizado e humanístico, focando na melhora e na adequação das atividades às condições do aluno-paciente.

Tecnologia
O pedagogo pode desenvolve os de softwares focados em jogos virtuais ou programas educativos também podem procurar quem se forma no curso de Pedagogia.

Editoras
O pedagogo pode atuar em editoras, elaborando materiais didáticos para o ensino fundamental e livros infantis.

Remuneração
Aproximadamente de 1.200 a 6.000 por mês depende dos títulos que a pessoa tiver.

PERSPECTIVAS DE ESPECIALIZAÇÃO NA ÁREA

Hoje existe um leque de oportunidades de especialização na área da educação.

O curso de pedagogia da FCG está fundamentada num modelo que favorece a integração curricular, dando relevância e significado aos conhecimentos da realidade sócio cultural, que se consubstancia num conjunto de atividades teóricas-práticas bastante diverso, que se apresenta como propostas de inovação para a construção de alternativas educativas mais coerentes e integradas com o perfil do profissional requerido para a sociedade econômico-social e tecnológica do século XXI.